https://api.whatsapp.com/send?phone=+5511982044546&text=editaisdobrasil

Concurso TJ MA: publicado edital com 88 vagas para cartórios 4r5v34

Notícias - 29, março, 2023
Folha Dirigida

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ MA) publicou edital de novo concurso para cartórios. A oferta é de 88 vagas para outorga de delegação de serviços de notas e de registros. 6b5w2y

Do total de oportunidades, 57 são para Provimento e 31 para Remoção. Os requisitos para inscrição são distintos a depender da forma de ingresso. Veja:

► Para as vagas de Provimento: ser bacharel em Direito ou ter completado dez anos de exercício de função, até a data da primeira publicação do edital, em serviço notarial ou de registro; comprovar conduta condigna para o exercício da atividade delegada.

► Para as vagas de Remoção: estar no exercício da titularidade de outra delegação, de notas ou de registro, no Estado do Maranhão, por mais de dois anos, na data da primeira publicação deste Edital; comprovar conduta condigna para o exercício da atividade delegada; estar no exercício da titularidade de outra delegação, de notas ou de registro, no Estado do Maranhão até a data da outorga.

Fachada do Tribunal de Justiça do Maranhão

Os delegados dos serviços notariais e de registro serão remunerados por meio de emolumentos cobrados em razão do ofício, na forma da legislação específica.

Concurso TJ MA terão inscrições abertas em maio 5l3u4t

As inscrições ficarão abertas de 3 a 22 de maio, pelo site do Instituto Consulplan , organizador do concurso. O primeiro o será preencher o formulário com todos os dados solicitados.

Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de R$382,50. O pagamento poderá ser efetuado até 23 de maio.

Poderão solicitar a isenção da taxa: cidadãos desempregados, doadores de sangue, doadores de medula óssea, eleitores convocados e nomeados para servirem à Justiça Eleitoral.

O pedido de isenção deverá ser feito até 6 de abril, pelo portal do Instituto Consulplan.

Primeiras provas do concurso serão em julho 1k535i

concurso TJ MA para cartórios será composto pelas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva de Seleção;
  • Prova Escrita e Prática;
  • Comprovação dos Requisitos para Outorga de Delegações;
  • Prova Oral;
  • Exame de Títulos.

A prova objetiva está marcada para o dia 16 de julho, na cidade de São Luís MA. Os candidatos deverão responder a 100 questões, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

  • Registros Públicos e Conhecimentos Gerais: 30 questões;
  • Direito Civil: 22 questões;
  • Direito Processual Civil: 8 questões;
  • Direito Penal e Processual Penal: 8 questões;
  • Direito Tributário: 8 questões;
  • Direito Comercial: 8 questões;
  • Direito istrativo e Constitucional: 16 questões.

Por sua vez, a prova escrita e prática será única para ambos critérios de ingresso (provimento e remoção). A etapa consistirá na elaboração de uma dissertação, de uma peça prática e de respostas a quatro questões discursivas.

A prova oral será realizada após a análise dos documentos, certidões e informações sobre o candidato, a critério da Comissão Examinadora, e constará de arguição do candidato sobre matérias e programas indicados no Anexo III do edital. Será avaliado também o domínio da Língua Portuguesa.

Já na prova de títulos, os candidatos poderão aumentar suas pontuações ao apresentarem documentos que comprovem experiência profissional e especializações acadêmicas.